Na manhã dessa quinta-feira (22), a equipe do Procon Contagem esteve no Itaú Power Shopping, no bairro Cidade Industrial, com cerca de 20 lojistas para orientá-los sobre seus direitos e deveres como fornecedores e, também, dos direitos e deveres dos consumidores. O tema da palestra foi “Fornecedores conscientes direitos e deveres respeitados”.
A palestrante do evento foi a superintendente do Procon Contagem, Rariúcha Amarante, que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, falou sobre precificação, formas e condições de pagamento, limites quantitativos e promoção, política de troca, entre outros assuntos.
A superintendente também orientou sobre a Black Friday, que acontece no dia de hoje (23). Segundo ela, é importante ficar atento às promoções. “Um dos nossos objetivos é fazer com que haja uma relação equilibrada entre consumidor e fornecedor, e mostrar que ambos têm direitos e deveres. E nesse dia da Black Friday, é muito importante com que os fornecedores realizem as promoções de fato, e os consumidores fiquem atentos nessas promoções”, disse.
Ainda de acordo com Rariúcha, dias antes da grande campanha da Black Friday, fiscais do Procon visitam lojas com o intuito de comparação dos preços. “Fazemos isso com o intuito de sabermos se ocorre promoção de fato ou se é propaganda enganosa, o que gera instauração de processo administrativo, com possibilidade de aplicação de sanção. Quando o fiscal entra em uma loja, primeiramente ele olha a vitrine, para saber se está de acordo com a lei, em que deve constar preço em todos os produtos, e se no interior da loja tem o número do Procon e o Código de Defesa do Consumidor, de forma visível”.
De acordo com um dos lojistas presentes, Rodrigo Eraldo, foi de extrema valia participar da palestra. “Tiramos dúvidas e tivemos a possibilidade adquirir novos conhecimentos. A palestrante Rariúcha se demonstrou totalmente aberta a sanar nossas duvidas, então a ação nos proporcionou compartilhar situações vivenciadas, o que facilitou no aprendizado. Não tínhamos ciência da importância da parceria entre Procon e estabelecimento. Agora vamos otimizar a nossa comunicação com o nosso cliente”, disse.